Saiba tudo sobre correção de cicatriz . Blog

Blog

Saiba tudo sobre correção de cicatriz
10/Maio/2022

Saiba tudo sobre correção de cicatriz

Correção de Cicatriz


Você fez uma cirurgia e a cicatriz não ficou tão boa? Ou já se machucou e ficou com aquela marca bem desagradável?


Conheça os tratamentos disponíveis para se livrar desse problema! 


Quando fazemos uma cirurgia plástica, o objetivo sempre inclui um resultado esteticamente agradável. Por isso, é muito decepcionante quando ela deixa uma cicatriz de baixa qualidade. Mas, felizmente, existem procedimentos que podem melhorar bastante o aspecto da cicatriz.


Seja por um acidente ou por uma cirurgia, é difícil encontrar alguém que não tenha nenhuma cicatriz no corpo. Embora seja algo corriqueiro, em alguns casos elas podem incomodar bastante, prejudicando não apenas a aparência como também a funcionalidade da pele.


Isso porque cicatrizes inestéticas podem apresentar um aspecto grosseiro e causar um “repuxamento” da pele ao seu redor, uma complicação bastante desconfortável para o paciente. Então a cirurgia de correção de cicatriz pode ajudar nesses casos.


A correção é feita por meio de uma cirurgia plástica que minimiza a cicatriz e melhora o seu aspecto. Há diferentes tipos de cicatrizes que, em alguns casos, além de afetar a autoestima, podem prejudicar os movimentos e a funcionalidade da pele.


Quem deve fazer a correção de cicatriz?


A cirurgia só deve ser feita por um cirurgião plástico capacitado. A indicação é para pessoas com problemas na formação da cicatriz.

Veja quais são os tipos:

  • Hipertrófica: uma cicatriz espessa por causa do desordenamento das fibras de colágeno. Pode apresentar variação de cor ao redor, quando comparadas com a pele;

  • Retraída: há uma aproximação da pele ao redor, podendo dificultar a movimentação se estiverem próximas a articulações;

  • Alargada: fica mais baixa do que a pele;

  • Discrômica: tem a cor diferente da pele

  • Atrófica: mais profunda do que o relevo da pele em volta.


Como a cirurgia é feita?


A correção da cicatriz é uma cirurgia simples. Se for realizada em cicatrizes de até 4 cm dura cerca de 30 minutos. Não é necessário que o paciente faça nenhuma preparação prévia, a menos se seja necessária a anestesia geral (nesse caso é pedido jejum).


Normalmente é usada somente anestesia local, podendo conter ou não sedação, de acordo com o local da cicatriz. A remoção é realizada por meio de incisões na extensão. Com isso, o cirurgião retira a fibrose e o tecido cicatrizado.


São aplicados pontos internos absorvíveis e outros escondidos na incisão (intradérmicos). Dependendo da extensão e localização pode-se usar fita biológica com cola para selar o local.


O intuito da cirurgia plástica de cicatriz é melhorar a aparência e uniformizar a pele. É importante ressaltar que não existe o completo apagamento da cicatriz, e os resultados podem variar de acordo com a pele de cada pessoa.


São raras as complicações cirúrgicas, mas pode ocorrer infecção, sangramento e abertura de pontos. A recuperação total do local demora um ano, devendo ser acompanhada pelo cirurgião plástico.


O médico irá indicar pomadas e cremes que devem ser usados no pós-operatório. O paciente também deve ter cuidado para não expor a região ao sol sem proteção solar.


Os resultados são bons?


Como mencionamos, a cirurgia plástica de cicatriz tem como finalidade uniformizar a pele e melhorar a aparência dela. Porém, com os nossos pacientes, os resultados são bastante satisfatórios.


O paciente precisa ter em mente que a recuperação da cirurgia de correção de cicatriz depende dos cuidados pós-operatórios e, também, do seu tipo de pele. Além disso, a região onde foi feita a cirurgia também deve ser levada em consideração.



Quer saber mais? Fale com a nossa equipe e agende a sua consulta de avaliação!

Precisa de atendimento?

Estamos ao seu dispor


Unidade São José dos Campos/SP

Unidade Taubaté/SP

agendar uma consulta