Ginecomastia
Ginecomastia (Retirada de mama do homem)
A Cirurgia
O que leva o crescimento das mamas em homens normalmente é uma neoplastia (benigna ou maligna) geralmente associada a desequilíbrios hormonais. Essa característica leva um grande constrangimento à alguns homens, mas é importante ressaltar que a Ginecomastia leve é considerada característica normal em meninos no começo da adolescência.
Objetivo
São duas as causas do aumento do volume na região peitoral: excesso do tecido mamário em decorrência de descontrole hormonal ou acúmulo de gordura.
Quando a ginecomastia se deve exclusivamente ao acúmulo de gordura, recebe o nome de lipomastia ou pseudoginecomastia. Essa cirurgia basicamente retira a gordura acumulada nas mamas.
Já quando o problema é o descontrole hormonal, o que é retirado é a glândula mamária.
A princípio o exame pré-operatório consiste saber qual a causa real da doença, se foi causada por medicamentos ou alguma patologia.
Cuidados
No dia da operação deve-se estar em jejum, normalmente em casos mais comuns não é necessária a internação; porém em casos mais severos, como a ginecomastia de 3º grau, a internação pré-operatória poderá ser necessária.
O pós-operatório costuma ser tranquilo, recomenda-se de uma a duas semanas de repouso das atividades diárias.