Saiba tudo sobre Mentoplastia . Blog

Blog

Saiba tudo sobre Mentoplastia
11/Dezembro/2020

Saiba tudo sobre Mentoplastia

Mentoplastia é um procedimento cirúrgico que serve para remodelar o queixo utilizando implantes artificiais ou o próprio ossos e alguns casos com enxerto de gordura para avançar ou recuar o queixo. A mentoplastia tem como objetivo equilibrar e tornar as características faciais mais harmoniosas.

Além disso, para não ocorrer um desequilíbrio nas proporções faciais, muitas vezes, o cirurgião plástico recomenda a mentoplastia junto à rinoplastia. Isto ocorre porque o tamanho do queixo aumenta ou diminui e pode ficar desproporcional ao tamanho do nariz, por isso é necessário alinhá-los.

Indicações e objetivos: A mentoplastia é indicada para pessoas que não se sentem bem com a estética do seu queixo ou tem uma deformidade que interfere no seu dia a dia. Ela tem como objetivo equilibrar as características faciais, corrigindo uma deformidade do mento, baseada no tipo e na extensão da deformidade, podendo ser considerado proeminente, deficiente ou assimétrico.

Entretanto, os benefícios vão além da estética, já que existem pacientes que possuem alterações anatômicas que refletem diretamente nas funções do organismo, como a mastigação, respiração e a fala. O pós cirurgia permite ao paciente uma maior e melhor mobilidade e funcionamento na área do mento.  Além disso, pode ser indicada também para auxiliar no tratamento de apneia obstrutiva.

Cuidados pós cirurgia: é de suma importância que o(a) paciente siga rigorosamente as orientações determinadas pelo cirurgião plástico e tome toda medicação necessária, para que não ocorra infecções ou quaisquer complicações. O repouso é imprescindível para a primeira semana, já que se o(a) paciente fizer esforço e movimentos bruscos pode ocorrer uma abertura nos pontos. O curativo é retirado pelo médico cirurgião junto aos pontos consulta pós operária, geralmente realizada uma semana depois do procedimento.

Nesta primeira semana, é indicado comer alimentos macios para não prejudicar o processo de cicatrização. Após este período, o consumo de alimentos mais normais já pode ser reestabelecido.

Nos primeiros três meses não é indicado pegar muito sol ou estar exposto a temperaturas muito altas para não manchar o local da cicatrização, e gerar um aspecto escuro. Além disso, o uso de cremes hidratantes pode ser feito depois desse período. Recomenda-se apenas a lavagem com água e sabão durante a cicatrização.

A mentoplastia por ser feita por qualquer pessoa que desejar, seja por questões estéticas ou não e deve ser realizada após uma avaliação com o médico cirurgião, onde ele irá explicar como é realizado todo procedimento, bem como riscos e cuidados que devem ser tomados pós cirurgia. Por isso, sempre procure um cirurgião plástico de confiança e membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP) para realização deste procedimento ou qualquer cirurgia plástica. Sempre dê atenção para os cuidados pós-operários para que a cicatrização se dê da forma correta, sem causar danos.

Se você está interessada nesse procedimento, venha para a Clínica Menezes fazer uma avaliação, tirar todas as dúvidas e conhecer nossa equipe. A Clínica Menezes está há 30 anos trabalhando com seriedade e comprometimento com cada paciente. Estamos te esperando!

Precisa de atendimento?

Estamos ao seu dispor


Unidade São José dos Campos/SP

Unidade Taubaté/SP

agendar uma consulta