Quando é indicado o retoque na cirurgia plástica? . Blog

Blog

Quando é indicado o retoque na cirurgia plástica?
05/Março/2021

Quando é indicado o retoque na cirurgia plástica?

Retoque, complemento ou aprimoramento para deixar a cirurgia mais bonita. Pode ser chamado de diferentes formas, mas o significado é o mesmo. O retoque da cirurgia plástica é indicado para um melhor resultado da cirurgia que foi realizada e para tentar chegar à expectativa que o(a) paciente deseja.

Tempo médio para fazer o retoque: é importante mencionar que a necessidade do retoque só pode ser avaliada junto ao médico cirurgião após a cicatrização completa da cirurgia, o que ocorre mais ou menos entre 3 a 6 meses, podendo variar de paciente para paciente, pois estes resultados geralmente aparecem completamente após este período. Não há como saber exatamente o resultado logo no primeiro mês ou logo após a saída do paciente da sala.

Além disso, na primeira avaliação já é importante esse assunto entrar em pauta, bem como sua necessidade e como funciona, pois é o momento onde médico cirurgião e paciente sanam todas as dúvidas.

Quando é indicado: é claro que a necessidade ou não do retoque não significa que a cirurgia deu errado ou que existe algum culpado. Em alguns casos é realmente necessário fazer esse retoque, como na lipoaspiração, onde pode sobrar um pouco de gordura que só será visível após a cicatrização. Na cirurgia da orelha, pois a orelha pode ir voltando ao lugar no período da cicatrização, não da forma como era antes da cirurgia, mas em menor proporção, o que é considerável normal e levando à necessidade de retoque. Na cirurgia de mamas, após a cicatrização a forma da mama ficará mais visível, se uma ficou maior que a outra, por exemplo.

Além disso, é de suma importância o(a) paciente estar ciente que o retoque é para melhorar coisas pontuais, como uma assimetria ou a ocorrência de alguma abertura de tecido ou uma recuperação não tão esperada, por exemplo. Nestes casos há a necessidade de revisar a cicatriz, seja por algum eventual problema da cirurgia, ou se o paciente não cumpriu com as indicações do médico cirurgião para a cicatrização ou até mesmo se o organismo não cicatrizou no tempo necessário.

Porém, cada caso e cada cirurgia plástica é um processo, por isso a importância de fazer esta avaliação com o médico cirurgião após o tempo de cicatrização.

Se você está pensando em fazer algum procedimento cirúrgico, procure sempre um cirurgião plástico membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP) para realizar.

Agende uma consulta com um de nossos médicos cirurgiões. Venha fazer uma avaliação, tirar todas as dúvidas e conhecer nossa equipe. A Clínica Menezes está há 30 anos trabalhando com seriedade e comprometimento com cada paciente. Estamos te esperando!

Precisa de atendimento?

Estamos ao seu dispor


Unidade São José dos Campos/SP

Unidade Taubaté/SP

agendar uma consulta