Blog

Os perigos dos hábitos não saudáveis no pós cirurgia plástica
04/Maio/2021

Os perigos dos hábitos não saudáveis no pós cirurgia plástica

Muita gente não sabe que uma alimentação não saudável pode afetar negativamente no processo de recuperação de qualquer procedimento cirúrgico.

Entretanto, é importante saber que apenas a mudança de alimentação não faz o trabalho completo, já que ela está totalmente atrelada a hábitos saudáveis, como exercícios físicos regulares, sono reparador e redução do estresse, que podem garantir uma recuperação adequada.

Como hábitos não saudáveis afetam negativamente no processo de recuperação de cirurgia plástica

A forma como o paciente se alimenta desde o pré-operatório potencializa os efeitos do tratamento realizado. Isto é, os cuidados com a alimentação não devem ser tomados apenas depois da cirurgia, mas para a sua vida. A alimentação adotada neste período pode afetar positivamente (com hábitos saudáveis) ou negativamente (com hábitos não saudáveis).

O bom habito alimentar interfere diretamente na cicatrização determinando se ela vai ser mais rápida ou mais demorada. Então se o paciente estiver adotando hábitos saudáveis, a cicatrização pode ser mais rápida e adequada se a absorção e o consumo de proteínas forem satisfatórios.

A alimentação saudável somada às práticas de exercícios físicos e diminuição do estresse contribuem para o paciente manter o peso equilibrado, evitando assim complicações.

Quais hábitos devem ser adotados

- Além da dieta saudável, exercícios regulares são importantes (após liberação médica). Embora os resultados da cirurgia sejam satisfatórios para o paciente, é importante ele saber que eles só se manterão se o peso saudável também se manter, como por exemplo, abdominoplastia e mamoplastia.

- Cuidados com a pele também são importantes, por isso evite exposição direta ao sol durante a cicatrização e faça limpeza, hidratação e esfoliação regularmente para manter a pele jovem e saudável;

- Evite álcool e cigarro: o cigarro possui substâncias que podem diminuir a microcirculação sanguínea na derme e prejudicar a cicatrização, provocando limites externos até uma necrose tecidual. Por isso, devem ser cessados antes da cirurgia e no período pós-operatório.

Siga todas as indicações do seu médico cirurgião para obter resultados satisfatórios após o procedimento cirúrgico. Evite hábitos não saudáveis, não só antes e depois da cirurgia, mas a vida inteira.

É importante fazer o repouso necessário e obrigatório. Evitar esforços, conforme a orientação médica para cada procedimento, para prevenir cicatrizes indesejadas, inflamações, inchaços e outras complicações. É importante o paciente estar ciente que o não cumprimento dessa e de outras recomendações pode levar à abertura das suturas e à necessidade de nova intervenção cirúrgica, trazendo insatisfação com os resultados.

Venha para a Clínica Menezes e agende uma avaliação com Drº João Menezes, na avaliação você vai poder tirar todas as dúvidas e conhecer nossa equipe. Estamos há 30 anos trabalhando com seriedade e comprometimento com cada paciente. Estamos te esperando!

Precisa de atendimento?

Estamos ao seu dispor


Unidade São José dos Campos/SP

Unidade Taubaté/SP

agendar uma consulta