O que voce precisa saber sobre Otoplastia . Blog

Blog

O que voce precisa saber sobre Otoplastia
18/Setembro/2020

O que voce precisa saber sobre Otoplastia

A otoplastia é uma cirurgia plástica que tem como objetivo corrigir defeitos estéticos da orelha, que pode variar de tamanho, posição e formato.

A deformidade mais comum é a famosa “orelha de abano”, que se refere a uma distância entre a orelha e a cabeça. Outra deformidade bem comum, que atinge mais mulheres que homens, é a laceração do lóbulo da orelha, geralmente causada pelo uso de brincos pesados.

A cirurgia tem como objetivo promover equilíbrio e proporção entre as orelhas e a face, remodelando a cartilagem e aproximando a orelha da cabeça.

Em que idade pode ser feita a otoplastia: É uma das poucas cirurgias plásticas que podem ser realizadas ainda na infância, inclusive, é indicado que seja feita nesta fase, sendo indicada a partir dos sete/oito anos, já que o desenvolvimento da orelha já está completo e a cirurgia não irá interferir nesse aspecto.

Apesar da cartilagem de crianças e adolescente ser mais maleável e os resultados serem mais satisfatórios, pessoas adultas que não se sentem satisfeitas também podem fazer, não há restrição.

Como é a recuperação e os cuidados pós operários: A recuperação da otoplastia tende a ser mais fácil do que em outros tipos de cirurgias plásticas da face. Vai depender também do comprometimento do(a) paciente com as recomendações passadas pelo médico cirurgião.

O(a) paciente deve manter a faixa (curativo do tipo envoltório) de um a dois dias. É importante evitar exercícios e atividades físicas por, pelo menos, duas semanas, assim como não praticar esportes de contato por, no mínimo, dois meses. Deve-se evitar tomar sol na área operada por trinta dias para evitar queimaduras e manchas. Não entrar na água do mar ou da piscina por trinta dias para evitar contaminação. Não colocar brincos e piercings por, pelo menos um mês.

Fazer repouso durante esse período, ter uma alimentação equilibrada e beber bastante água para reduzir inchaços também auxiliam muito na cicatrização e recuperação.

Como a otoplastia é feita e quanto tempo dura?

A cirurgia é realizada com anestesista local e sedação, e em crianças pequena normalmente anestesia geral. O procedimento dura em média de 60 a 90 minutos.

Ela é iniciada com uma incisão atrás da orelha. Depois é feita uma remodelagem da cartilagem para deixa-la com aspecto mais natural, em seguida é realizada a ressecção do excesso de pele e sutura.

Geralmente o paciente já recebe alta no mesmo dia, poucas horas após o procedimento.

Antes de realizar este ou qualquer procedimento estético, certifique-se se o cirurgião plástico é confiável e se ele é membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia. Agende uma avaliação para tirar todas as dúvidas e escolher o que é mais indicado para o seu caso específico.

Agende uma consulta com um de nossos médicos cirurgiões. Venha fazer uma avaliação, tirar todas as dúvidas e conhecer nossa equipe. A Clínica Menezes está há 30 anos trabalhando com seriedade e comprometimento com cada paciente. Estamos te esperando!

Precisa de atendimento?

Estamos ao seu dispor


Unidade São José dos Campos/SP

Unidade Taubaté/SP

agendar uma consulta